As informações deste registro é histórico gerado em 25/05/2017 ás 23:20:49.
Este espaço está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Programa de Promoção e Assistência Social Casa Verde

A instituição Programa de Promoção e Assistência Social Casa Verde é mantenedora da Escola de Música Tocando em Frente, que tem como fruto de todo trabalho cultural, educacional e social que desenvolve, a OSSES "Orquestra Sinfônica Sul Espírito Santo" em Cachoeiro de Itapemirim. Em 2017 a escola de música completa 10 anos de muito trabalho e dedicação à música por seus 120 alunos.

Acessibilidade: Sim

Acessibilidade física: Banheiros adaptados;Circuito de visitação adaptado;Rampa de acesso;Vaga de estacionamento exclusiva para deficientes;Vaga de estacionamento exclusiva para idosos

Capacidade: 300

Horário de funcionamento: De segunda a sexta das 08h às 17h e aos sábados de 08h às 11h.

Site: http://casaverde.org.br/site/

Email: contato@casaverde.org.br

Telefone Público: (28) 3517-1510

Endereço: Rua Elisário Cortez, 184 , Teixeira Leite, 29310-295, Cachoeiro de Itapemirim, ES

CEP: 29310-295

Logradouro: Rua Elisário Cortez

Número: 184

Complemento:

Bairro: Teixeira Leite

Município: Cachoeiro de Itapemirim

Estado: ES

Descrição

A instituição Programa de Promoção e Assistência Social Casa Verde foi criada em 2005, na cidade de Cachoeiro de Itapemirim, ES onde vivem aproximadamente 210.000 habitantes. Trata-se de uma OSCIP, regida por diretoria de doze pessoas em prestação de serviço voluntária, movidas por espírito altruísta e ético, que se responsabilizam por debater e traçar estratégias de atuação para minimizar as desigualdades sociais vividas por crianças e adolescentes carentes das comunidades em torno à sede. Os programas desenvolvidos têm como meta a Geração de Renda e Oportunidade de Trabalho, a Educação para Qualificação Profissional e principalmente a Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente. Neste sentido, ações como: Assistência Alimentar (cestas básicas a 30 famílias mais carentes assistidas pelo projeto); Projeto Casulo (atendimento psicológico a beneficiários em situação de violência ou desequilíbrio momentâneo), por exemplo, orbitam em torno da Escola de Música Tocando em Frente que foi inaugurada em 2007 e que hoje é a principal atuação do Projeto. A escola têm 120 usuários e dá suporte técnico/artístico a OSSES Orquestra Sinfônica Sul Espírito Santo como instrumento transformador da realidade social com foco na profissionalização.
A OSSES "Orquestra Sinfônica Sul Espírito Santo" é fruto de todo trabalho musical desenvolvido pela Escola de Música Tocando em Frente, que por sua vez é mantido pelo Programa de Promoção e Assistência Social Casa Verde. Por meio de sua ações o projeto promove a educação musical através da inclusão social, favorecendo o desenvolvimento da cidadania de seus 100 usuários, tendo como produto final a oferta de cultura em seus concertos e apresentações. Todo trabalho é baseado em um Plano Político Pedagógico Musical latu sensu, de caráter não formal, visando desenvolver habilidades e competências musicais necessárias para à prática de orquestra, tendo como objetivo primário a defesa de direitos e fortalecimento de vínculos familiares, favorecendo a qualidade de vida de seus usuários diretos e indiretos. Há que se ressaltar que as comunidades atendidas são completamente carentes de programas culturais desse gênero, o que torna este trabalho a única referencia no sul do estado, principalmente por contribuir diretamente para a superação da pobreza, possibilitando a profissionalização. Os usuários, uma vez selecionados passam a desenvolver-se por meio do processo educacional que inclui avaliações internas e devem apresentar seus rendimentos escolares demonstrando empenho em suas atividades.
A realidade dura com a qual o projeto vem trabalhando ao longo desses anos se mostra cruel. Crianças e adolescentes, cujos pais, muitas vezes são egressos do sistema prisional em fase de ressocialização, menor aprendiz, sem a menor condição de assumir responsabilidade e com dificuldades cognitivas, com família desestruturada onde muitas vezes o pai abandona o lar, são exemplos de mazelas que o projeto tenta minimizar. Priorizando as aprendizagens de convivência social, com foco na profissionalização por meio da música, passando pelo processo educacional, acreditamos que a orquestra é um instrumento para transformar a vida social dos beneficiários como mola impulsionadora para um futuro longe da pobreza. Como resultado, temos potenciais talentos musicais que se não se encontrarem com a oportunidade, nunca se manifestarão. Assim como no esporte, fazemos por meio da música, com estas crianças e adolescentes, a formação e manutenção de grupos musicais estáveis; a formação de plateia; a afirmação da identidade cultural sul-capixaba, entre outros. Esses são papeis que a Orquestra Sinfônica Sul do Espirito Santo, atividade meio, de transformação de vidas, exerce influenciando a vida familiar, escolar e por fim cultural.

Critérios de uso do espaço

Apenas para as atividades do projeto