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Profª Thayná Amaral.
Ballet Clássico - Níveis I e II.
Ao final do mês os alunos serão capazes de saber a noção básica do Ballet Clássico como também para a turma de intermediário e avançado praticar e aprender mais um pouco.
Site: http://mapacultural.saocaetanodosul.sp.gov.br/agente/54976/ http://mapacultural.saocaetanodosul.sp.gov.br/agente/54976/
Descrição
Aula 1 – BALLET INICIANTEApresentação e iniciação do conteúdo de aula.
Trabalhei primeiro aquecimento, alongamento e conscientização corporal para conseguir iniciar a questão técnica do ballet clássico. No alongamento trabalhei parte posterior e inferior da coxa, abdômen, coluna e braços. Na conscientização corporal trabalhei encaixe de quadril, redirecionamento de coluna e toda a parte postural no chão e também em pé. Após esse trabalho comecei a introduzir toda essa conscientização em passos básicos como plié e battement tandu com auxílio de uma cadeira para apoio.
Aula 2 – BALLET INTERMEDIÁRIO
Apresentação e iniciação do conteúdo de aula.
Trabalhei primeiro aquecimento, alongamento e conscientização corporal para conseguir iniciar a questão técnica do ballet clássico já com base técnica para pessoas no nível intermediário com exercícios de barra. No alongamento trabalhei parte posterior e inferior da coxa, abdômen, coluna e braços. Na conscientização corporal trabalhei encaixe de quadril, redirecionamento de coluna e toda a parte postural no chão e também em pé.
Aula 3 – BALLET AVANÇADO
Apresentação e iniciação do conteúdo de aula.
Trabalhei primeiro aquecimento, alongamento e conscientização corporal para conseguir iniciar a questão técnica do ballet clássico já com base técnica para pessoas no nível avançado com exercícios de barra. No alongamento trabalhei parte posterior e inferior da coxa, abdômen, coluna e braços. Na conscientização corporal trabalhei encaixe de quadril, redirecionamento de coluna e toda a parte postural no chão e também em pé.
Aula 4 – BALLET INICIANTE
Continuação da primeira aula de iniciante com repetições de correção postural, trabalho de pés, exercícios de centro e barra em 6ª e introduzindo exercícios em 1ª posição dos pés. Trabalhei também na aula parte de centro com preparação das posições de pés e braços para conseguir na próxima aula colocar em pratica frente a barra. Trabalhamos parte de fortalecimento e alongamento acrescentando mais exercícios.
Aula 5 – AULA TEÓRICA
HISTÓRIA DO BALLET CLÁSSICO
Tentei da melhor forma e mais breve ensinar na teoria um pouco da história do Ballet clássico desde a sua origem, com curiosidades e documentários para acrescentar no conhecimento. Para um aluno de Ballet a importância de se saber a história significa muito então aproveitei que estamos online para poder passar isso.
Aula 6 – BALLET INICIANTE
Continuação de conteúdo da 1ª aula.
Continuei trabalhando todo o conteúdo da 1ª aula com aquecimento, consciência postural, alongamento e exercícios de barra na 6ª posição. Complementei os exercícios da barra aplicando o en’dehor na 1ª posição repetindo tudo que fizemos na 6ª posição como o plié, tandu, glissé e rond de jambé.
Para terminar fizemos exercício de fortalecimento e acrescentei exercícios de alongamento.
Aula 7– BALLET INTERMEDIÁRIO
Continuação de conteúdo da 1ª aula.
Continuei trabalhando todo o conteúdo da 1ª aula com aquecimento, consciência postural, alongamento e os exercícios de barra centro. Acrescentando os exercícios do fondu, grand battement e outros.
Repetimos também a parte de fortalecimento de pontas tendo em mente que somente quem já usa sapatilha de ponta pode executar. Isso é muito importante lembrar.
A proposta da repetição é que quanto mais repetirmos mais criamos consciência corporal e trabalhamos nosso raciocínio aprimorando a técnica e correções de movimento.
Para terminar fizemos exercício de fortalecimento e acrescentei exercícios de alongamento.
Aula 8 – BALLET AVANÇADO
Continuação de conteúdo da 1ª aula.
Continuei trabalhando todo o conteúdo da 1ª aula com aquecimento, consciência postural, alongamento e os exercícios de barra centro. Acrescentando os exercícios do fondu, grand battement e outros.
Repetimos também a parte de fortalecimento de pontas tendo em mente que somente quem já usa sapatilha de ponta pode executar. Isso é muito importante lembrar.
A proposta da repetição é que quanto mais repetirmos mais criamos consciência corporal e trabalhamos nosso raciocínio aprimorando a técnica e correções de movimento.
Para terminar fizemos exercício de fortalecimento e acrescentei exercícios de alongamento.
Aula 9 – BALLET INTERMEDIÁRIO
Mudei a sequência de aula, porém com os mesmos exercícios e continuei trabalhando o aquecimento, consciência postural, alongamento e os exercícios de barra centro. Repetimos também a parte de fortalecimento de pontas tendo em mente que somente quem já usa sapatilha de ponta pode executar. Isso é muito importante lembrar.
A proposta da repetição é que quanto mais repetirmos mais criamos consciência corporal e trabalhamos nosso raciocínio aprimorando a técnica e correções de movimento.
Para terminar fizemos exercício de fortalecimento e exercícios de alongamento.
Aula 10 – BALLET AVANÇADO
Mudei a sequência de aula, porém com os mesmos exercícios e continuei trabalhando o aquecimento, consciência postural, alongamento e os exercícios de barra centro. Repetimos também a parte de fortalecimento de pontas tendo em mente que somente quem já usa sapatilha de ponta pode executar. Isso é muito importante lembrar.
A proposta da repetição é que quanto mais repetirmos mais criamos consciência corporal e trabalhamos nosso raciocínio aprimorando a técnica e correções de movimento.
Para terminar fizemos exercício de fortalecimento e acrescentei exercícios de alongamento.
Aula 11 – BALLET INTERMEDIÁRIO
Exercícios de barra completos sempre trabalhando a técnica e a consciência corporal usada em aula. Exercícios novos de fortalecimento de ponta, lembrando sempre que só é para executar esses exercícios quem já utiliza ponta se não podem causar lesões muito serias. Para terminar a aula exercícios de alongamento e fortalecimento que são muito importantes para execução da técnica do ballet clássico.
Aula 12 – BALLET AVANÇADO
Exercícios novos de barra completo, exercícios de centro, fortalecimento de ponta e alongamento.
Repetimos também a parte de fortalecimento de pontas tendo em mente que somente quem já usa sapatilha de ponta pode executar. Isso é muito importante lembrar pois pode causar lesões.
A proposta da repetição é que quanto mais repetirmos mais criamos consciência corporal e trabalhamos nosso raciocínio aprimorando a técnica e correções de movimento.
Para terminar fizemos exercício de fortalecimento e acrescentei exercícios de alongamento.
Aula 13 – BALLET INTERMEDIÁRIO
Execução de exercícios de barra e centro completos
Repetimos também a parte de fortalecimento de pontas tendo em mente que somente quem já usa sapatilha de ponta pode executar. Isso é muito importante lembrar.
A proposta da repetição é que quanto mais repetirmos mais criamos consciência corporal e trabalhamos nosso raciocínio aprimorando a técnica e correções de movimento.
Aula 14 – BALLET AVANÇADO
Exercícios novos de barra completo, exercícios de centro, fortalecimento de ponta e alongamento.
Repetimos também a parte de fortalecimento de pontas tendo em mente que somente quem já usa sapatilha de ponta pode executar. Isso é muito importante lembrar pois pode causar lesões.
A proposta da repetição é que quanto mais repetirmos mais criamos consciência corporal e trabalhamos nosso raciocínio aprimorando a técnica e correções de movimento.
Para terminar fizemos exercício de fortalecimento e acrescentei exercícios de alongamento.
Aula 15 – FORTALECIMENTO E TRABALHO DE EN DEHOR
Preparei uma aula especial para fortalecermos nossos músculos da coxa para melhorarmos o nosso em dehor. Para nós bailarinos clássicos esse trabalho é essencial para a execução dos passos clássicos.
AULA 16 – Aula para intermediário e avançado.
Uma aula completa mesclando exercícios de barra e barra centro, centro, exercícios de fortalecimento de ponta (lembrando que é só para quem usa ponta) e um pouquinho de alongamento para não perder o costume. Uma aula livre para trabalhar a técnica, mas também explorar o corpo.
