{{::event.name}}
- {{::occ.space.name}} - {{::occ.rule.description}} ({{::occ.rule.price}})
Prof. Daniela Amaral - duotessituras@gmail.com
MUSICALIZAÇÃO PARA CRIANÇAS ATRAVÉS DO CANTO E DO CORPO
Vamos desenvolver a musicalidade dos participantes e criar um envolvimento de alegria, criativo e estético com a música, através do canto, a cappella e acompanhado por instrumentos, da percussão corporal.
Site: http://mapacultural.saocaetanodosul.sp.gov.br/agente/75797/ http://mapacultural.saocaetanodosul.sp.gov.br/agente/75797/
Descrição
Sensibilizar ludicamente os participantes com a vivência de ritmos, melodias (cantos e contracantos), associados a brincadeiras, danças e festejos da cultura popular brasileira e suas matrizes étnicas, indígenas, negras e ibéricas.Conteúdo: exercícios ou práticas lúdicas de aquecimento vocal e imitação rítmica; canções e brincadeiras cantadas da cultura popular brasileira e seus diálogos com as matrizes étnicas africana, indígena e ibérica.
AULA 1
Depois do aquecimento vocal e rítmico, será apresentada a canção Sambalelê, cantando e percutindo no corpo o ritmo da melodia, sugerindo alguns ostinatti ou padrões rítmicos de acompanhamento. Vamos cantar essa melodia em diversas alturas, refrão e estrofes. Depois mostrarei um outro canto, acrescentado em um arranjo à melodia, lembraremos as partes ou seções, diferenciadas com movimentos.
AULA 2
Aquecimento
Don don squidin don
Duas cirandas (Mandei fazer uma casa de farinha/ Achei tão bonito…)
Escatumbararibê
AULA 3
Aquecimento
Peixinhos do mar
Marinheiro só
AULA 4 - parte 1 e 2
Aquecimento
Chá (cânone)
Pombinha quando tu fores
Rosa, arredonda a saia
Indo eu a caminho de Viseu
AULA 5 -
Neste quinto vídeo das oficinas de música com crianças, integrando a programação cultural à distância de Secretaria Municipal de Cultura de São Caetano do Sul, depois de aquecer o nosso corpo e a nossa imaginação, cantamos Rosa Amarela, canção popular que ficou muito conhecida pela sua inclusão no Guia Prático de Canto Orfeônico de Heitor Villa-Lobos. Falo do coco, ritmo da Zona da Mata, canto de trabalho que vira brincadeira de adulto e, neste mesmo ritmo, também cantamos Coco Dendê Trapiá e Areia, cantada por Dona Selma do Coco. Sejam bem-vindos!
AULA 6 -
Neste sexto vídeo da Cultura Conectada, integrando a programação à distância da Secretaria Municipal de Cultura de São Caetano do Sul, depois da preparação para o canto, com brincadeiras com sopros e sons, movendo-se pelo espaço, mostro às crianças duas canções: Estrela e Primeira Estrela. Repetimos, com palmas no ritmo e balanço na pulsação da música.
Vídeos
