{{::event.name}}
- {{::occ.space.name}} - {{::occ.rule.description}} ({{::occ.rule.price}})
Profª Daniela Amaral
Orientações de conscientização corporal para o canto, exercícios ou práticas de respiração e aquecimento vocal; exposição sobre o conceito de extensão e tessitura vocal, as qualidades dos tipos ou classificações vocais principais das vozes agudas e graves, femininas e masculinas, do gênero canto-coral.
Site: http://mapacultural.saocaetanodosul.sp.gov.br/agente/75797/ http://mapacultural.saocaetanodosul.sp.gov.br/agente/75797/
Descrição
AULA 1 -Neste vídeo, realizado integrando a programação à distância das Oficinas Culturais da Secretaria Municipal de Cultura de São Caetano do Sul, eu apresento práticas dos ensaios de canto-coral, incluindo algumas observações sobre consciência corporal para o canto, exercícios de respiração e de vocalização.
AULA 2 -
Neste segundo vídeo, integrando a programação à distância das Oficinas Culturais da Secretaria Municipal de Cultura de São Caetano do Sul, eu apresento a distinção entre extensão e tessitura vocal, os tipos vocais básicos do canto-coral (vozes agudas e graves, masculinas e femininas) e uma orientação sobre o reconhecimento do tipo vocal de cada um, a partir de um vocalize simples que permite a sensibilização sobre os pontos de quebra e de conforto da voz.
AULA 3 - (link da aula está no canto direito da página)
Neste terceiro vídeo da programação online das oficinas culturais da Secretaria Municipal de Cultura de São Caetano do Sul, eu apresento e comento exemplos de vozes graves e agudas, femininas e masculinas do cenário da música popular brasileira e internacional, de diversos estilos. A intenção é criar um referencial, a ser completado pelas referências culturais e pessoais de cada um, de vozes, com timbres e tessituras diferentes, assim como modos de uso da voz, e, assim, instigar a pesquisa da diversidade de exemplos, abrindo novas perspectivas e propiciando o auto reconhecimento da voz, como fonte do desenvolvimento da sua própria identidade musical.
AULA 4 -
Neste quarto vídeo da série Cultura Conectada de voz e canto-coral, integrando a programação à distância das oficinas culturais da Secretaria Municipal da Cultura de São Caetano do Sul, selecionei alguns exemplos de composição de música vocal, que constituíram historicamente o gênero coral. Comento também como a escrita musical define os usos da voz e o desenvolvimento de distintas tessituras. No canto-coral, diferentemente da música da cultura popular, a abertura de vozes não é espontânea, mas um procedimento técnico que busca determinadas características estéticas. Assim, entendemos melhor o porquê desse repertório e suas diversas linhas de canto: uma textura estruturada sobre o ideal do equilíbrio, da harmonia e suas sucessões de consonâncias e dissonâncias, tocando o conjunto de vozes como um único instrumento.
AULA 5 -
No quinto vídeo da série Cultura Conectada de voz e canto-coral, integrando a programação à distância das oficinas culturais da Secretaria Municipal da Cultura de São Caetano do Sul, seguindo a rotina preparatória para o canto, dou orientações de relaxamento e auto-observação sobre respiração e postura, a fim de nos despojar de condicionamentos e automatismos adquiridos e criar uma disposição corporal para a emissão vocal cantada. Também mostro exercícios de respiração e aquecimento vocal, em uma abordagem que vai da sensibilização aos vocalizes, como exercícios para o desenvolvimento da voz, considerando principalmente escuta, afinação e extensão. Ao fim do vídeo, ensino uma melodia da cultura popular nordestina, Mulher Rendeira, arranjada por Edino Krieger como um cânone a 4 vozes. Contato: duotessituras@gmail.com
AULA 6 -
No sexto vídeo da série Cultura Conectada de voz e canto-coral, integrando a programação à distância das oficinas culturais da Secretaria Municipal da Cultura de São Caetano do Sul, depois de orientações gerais preparatórias para o canto, ensino, indicando a leitura da partitura, o cânone Chorinho, de Maria Meiron e a canção Pescaria, de Dorival Caymmi, em um arranjo a 2 vozes (que neste caso distribui entre vozes agudas e graves masculinas e femininas, cantando em 8as, por um motivo didático) de E. Ruzanovsky. Por fim, canto Dona Nobis Pacem, melodia anônima em latim, em forma de cânone a 3 vozes. Contato: duotessituras@gmail.com
Vídeos
